Aplicação:
Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica.
Acompanha:
Cabos de conexão entre bancada e PC, óleo do carter, mangueiras de exaustão de gases.
Descrição:
Bancada foi projetada para realizar os ensaios mais comuns de motores à combustão interna (MCI) de forma similar aos realizados em bancadas e motores de grande porte. Do ponto de vista de ensino de Sistemas Térmicos, podem ser explorados conceitos de Termodinâmica, Máquinas Térmicas e Conversão de Energia, bem como os ciclos Otto e Diesel.
Principais Experimentos:
- Análise de Desempenho;
- Eficiência Volumétrica;
- Eficiência Mecânica;
- Eficiência Global e Consumo de Combustível;
- Levantamento do Diagrama Pressão versus Ângulo e Pressão versus Volume (necessário itens opcionais);
Software:
- Baseado na plataforma Labview®;
- Aquisição dos gráficos de *pressão, *vazão, torque e velocidade;
- Exportação de dados para planilhas compatíveis com Excel®;
Características Principais:
Motor ciclo Otto e Diesel:
- Monocilindrico, potência 5,5CV a 3600rpm ciclo Otto, quatro tempos com refrigeração a ar;
- Monocilindrico, potência 5,0CV a 3600rpm ciclo Diesel;
- Placa de orifício instalada em caixa de equalização para medida de vazão do ar de admissão;
- Transdutor para medida da temperatura do ar de admissão;
- Transdutor de temperatura nos gases de exaustão;
- Sensor eletrônico de vazão de combustível;
- Fornecida mangueira de escape para altas temperaturas;
- Troca de motores através de acoplamento elástico e guias lineares. Não utiliza a força do operador;
Dinamômetro Elétrico:
- Motor de corrente contínua com excitação independente operando como carga;
- Medição por torque atrás de balança dinamométrica acoplada ao motor CC.;
- Sensor indutivo para medição de velocidade;
- Partida elétrica utilizando o motor CC;
- Transdutor de pressão (*opcional) instalado na câmara de combustão para plotagem dos gráficos PxV e PxƟ;
Todas as partes em aço são jateadas, fosfatizadas e pintadas por processo eletrostático, todas as partes em madeira que possam entrar em contato com a água são em compensado naval revestido com fórmica branca, todas as partes em vidro sujeitas a pressão são em borossilicato ou temperados.
* As especificações poderão ser alteradas sem prévio aviso.

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